O Jogo

Quando o primeiro "Resident Evil" foi lançado, em 1996, para PSOne, o mercado de games vivia um momento de transição: os jogos de luta, incitados por "Street Fighter II", da mesma Capcom, haviam dominado a primeira metade dos anos 90. Nesse contexto, os títulos que misturavam ação em 3D e exploração começavam a ganhar força com games que se tornariam clássicos, como "Tomb Raider" e o próprio "Resident Evil".

O game que propagou o nome de Shinji Mikami ficou tão famoso que formatou um subgênero, conhecido por "horror de sobrevivência" ("survival horror"), misturando sustos e uma tensão constante de perigo, e gerou um sem-número de imitadores. Depois de três aventuras originais para PSOne e uma para Dreamcast, a série virou uma franquia exclusiva para o GameCube.

Por trás da decisão, parecia se destacar uma filosofia pessoal de Mikami, que, aparentemente, preferia desenvolver para o console da Nintendo. E assim ele refez magnificamente o primeiro episódio, além de incluir uma aventura original que antecede todos os capítulos. "Resident Evil 4" também seria exclusivo para GameCube e assim foi desenvolvido. Mas, pouco antes de o jogo ser lançado, a Capcom decidiu que o game também deveria ter uma versão para PlayStation 2.


E o resultado aparentemente agradou a todos. Mikami pôde trabalhar no game sem fazer concessões típicas de jogos multiplataformas, cujos designs são limitados pelo console de menor capacidade, e os usuários de PlayStation 2 ganharam uma conversão excelente, sem recuos nos elementos mais importantes. Naturalmente, houve ajustes nas partes técnicas, principalmente nos gráficos.



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